Ouvindo música você será capaz de resolver esses 8 tipos de problemas

Quem não gosta de uma boa música? Independente do seu gosto pessoal ou dos gêneros que curte, certamente não consegue imaginar como seria a sua vida sem um bom som. Além disso, ouvindo música você consegue mais do que se divertir. Muitos problemas podem ser resolvidos com um som bem feito.

Acima de tudo, a música pode ter uso científico. “A música se imprime no cérebro mais profundamente do que qualquer outra experiência humana”, diz o neurologista Oliver Sacks, do documentário Alive Inside. Dito isso, reunimos alguns problemas que podem ser resolvidos ouvindo música.

Confira 8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

1 – Crescimento das plantas

8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

Inicialmente a escritora Dorothy Retallack defende a ideia de que as plantas se desenvolvem melhor quando crescem ouvindo música. Consequentemente para provar sua teoria, a escritora observou o crescimento de dois grupos de plantas iguais. Enquanto o primeiro ouvia rock, o segundo grupo ouvia músicas mais calmas.

As plantas que ouviram músicas calmas cresceram igualmente. As plantas que ouviram rock ficaram mais altas, mas com as folhas murchas.

2 – Lesões Cerebrais

8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

Algumas pesquisas cientificas apontam que pacientes que sofreram um AVC e também pacientes portadores do mal de Parkinson, com grandes sequelas apresentam melhoras ouvindo música e dançando com frequência.

Além disso, o diretor do Centro de Música e Medicina da Universidade de Cleveland, Michael De Georgia, afirmou que a ciência não sabe ainda quais são todos os benefícios da música para tratamentos médicos, mas que há muito o que se explorar nesse sentido.

3 – Adolescentes

8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

Adolescentes não costumam ser grandes admiradores de música clássica. Além disso, eles também são procrastinadores oficiais.

Teoricamente, isso significa que quando o cérebro ouve um som de que não gosta, acaba suprimindo a liberação de dopamina, a substância química ligada ao prazer. Consequentemente se você quer que ele faça alguma coisa, coloque música clássica, que ele irá sair do ambiente e agir na vida.

4 – Perda de audição

8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

Se você tem medo de ter problemas auditivos, investir em ouvir música é uma boa opção. A perda de audição, comum com o avanço da idade, é menor em pessoas acostumadas a ouvir música.

“Um músico de 70 anos de idade entendeu um discurso em um ambiente barulhento tão bem quanto um não músico de 50 anos de idade”, explicou a pesquisadora Linda Searling.

5 – Ataque cardíaco

8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

Pessoas em recuperação depois de um ataque cardíaco devem ouvir música. Pesquisas apontam que a música tem o poder de diminuir a pressão sanguínea, diminuindo o número de batidas do coração.

Músicas também funcionam como preventivos. Músicas que nos acalmam e nos alegram melhoram a circulação sanguínea.

6 – Desempenho esportivo

8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

Um estudo de 2005 no Reino Unido mostrou que ouvir música durante treinos esportivos pode melhorar o desempenho de quem está praticando a atividade física.

Ouvir músicas aceleradas durante treinos intensos e músicas calmas na hora dos alongamentos finais ajudam bastante.

7 – Alfabetização

8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

Em 2009 um grupo de pesquisadores analisou as habilidades de leitura de dois grupos de crianças que estavam em processo de alfabetização. Uma das turmas foi acompanhada de música, já a outra não.

Eles foram acompanhados durante um ano letivo. O grupo de crianças que teve mais contato com música teve um desempenho bem melhor com a alfabetização.

8 – Venda de vinhos

8 problemas que podem ser resolvidos ouvindo música

Em 1999 uma pesquisa feita na Alemanha mostrou que os vendedores vendiam mais vinhos alemães quando tocavam música tradicional alemã em suas lojas. O mesmo aconteceu com vinhos franceses.

Os pesquisadores entrevistaram alguns clientes da loja e a maioria afirmou que nem tinha percebido qual música estava tocando na hora da compra. Consequentemente parece haver uma influência inconsciente nesse sentido.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 10 músicas mais relaxantes do mundo, segundo a Ciência.

Fonte: Mental Floss

Imagens: Blissful Kids Vecteezy Mega Curioso Interlíngua  Dica Vida Drauzio Ativo Na Escola

O post Ouvindo música você será capaz de resolver esses 8 tipos de problemas apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Fonte: Amenteemaravilhosa / Tudointeressante/ Gadoo / segredosdomundo.r7
Author: Toni Nascimento

Comentários estão bloqueados.